Surpresas...

No seguimento do post anterior, devo dizer-vos que não obtive qualquer resposta ao email enviado à suposta empresa (nem um simples pedido de desculpa) mas a minha ilustração foi imediatamente retirada do blog em causa. O que mais me chocou foi o facto dos responsáveis desta empresa - representante de marcas, ou seja, com conhecimentos referentes a direitos de autor (imaginava eu!) - ter a ousadia de pegar numa das minhas ilustrações para postais Mandamor, apagar todo o texto existente nesse mesmo postal, incluindo o logotipo da Mandamor e o meu nome e utilizar a minha ilustração para se auto-promover no seu espaço cibernético.

Já outras ilustrações minhas apareceram noutros blogs, mas com referência ao meu nome, ao meu blog e como forma de divulgação de algo que as pessoas gostam e querem partilhar. Mas na maioria destes casos eu fui avisada e é evidente que não coloquei entraves.

Tenho outro exemplo de uma pessoa que me contactou via e-mail a dizer que gostava imenso do meu trabalho e que me perguntou se poderia usar uma das minhas ilustrações para o convite, programa e cartaz de uma feira do livro infantil, numa junta de freguesia do interior do país. Como a ilustração desejada ainda não tinha sido vendida nem utilizada, eu permiti que utilizassem a ilustração.

Penso que este caso está encerrado, não são necessários tribunais, e penso que é mais sensato da minha parte não revelar o nome da empresa. O facto de terem retirado a ilustração do blog já é um bom sinal e, talvez, depois de lerem estes post's, estas pessoas e outras tantas tenham aprendido alguma coisa.

Tenho consciência que passarei a vida sujeita a este tipo de atitudes baixas e sem escrúpulos. Por essa razão penso que devemos proteger as nossas imagens com marcas d'água (não são muito agradáveis, mas são necessárias) e utilizando a mais baixa resolução possível (continuando a imagem a ter a devida definição). Desta forma, talvez consigamos travar algumas acções menos recomendáveis. É esse tipo de cuidados que começarei a ter, bem como estar atenta.

Felizmente este poderoso e fascinante meio de comunicação trouxe-me até hoje muitas mais alegrias do que tristezas. Hoje tenho um exemplo que contrasta com o de ontem. Recebi, vindos de Espanha, todos estes livros, criados e enviados pelo Jacobo Muñiz. Só esperava um livro, mas recebi uma data deles e fiquei hiper-feliz e comovida com tanta gentileza. Uma surpresa que nunca teria tido se não existisse internet.
Como este, tenho imensos bons exemplos, contactos com pessoas maravilhosas.

A internet é uma fonte riquíssima de informação. A grande sabedoria está na forma como usamos essas informações, sejam elas textos, fotos ou desenhos. E nunca nos podemos esquecer que atrás de cada blog, de cada imagem, de cada texto está uma pessoa.

Aproveito para agradecer a referência ao meu nome neste post do ilustrador Miguel Tanco. Muito obrigada à Youpint por ter sugerido o meu trabalho.

E muito obrigada a todos os que visitam o blog. Muito obrigada pelos comentários, opiniões e sugestões!

*
Durante o fim de semana recebi ainda, vindos de Paris com a Carine, Sara e Pedro, estas preciosidades. Mesmo sem saberem, trouxeram-me um livro ilustrado pela Rébecca Drautremer que eu tanto admiro. Mais uma série de livros para a biblioteca infantil da Fadinha.

E para ouvir.. uma prenda do meu Príncipe :)

Uma óptima semana para todos.. repleta de momentos positivos!

9 comentários:

Vinilos Ink disse...

Hola !! bueno dentro de tanta amargura veo que tenés más alegrias que tristezas, que lindo los libros que te mandó mi queridisimo Jacobo, lo admiro tanto! es muy generoso y además excelente ilustrador, a mi me cedió una ilustración que convertí en lámina y que cuelga ahora en mi hogar, es todo un honor tener una obra suya, me da un poquito de envidia sana, muero por tener algún día un libro suyo!!!.
Hace mucho que no te visitaba, estuve con mucho trabajo y ya extrañaba leerte.
un beso enorme.

Unknown disse...

Hola!!

Precisamente venía a visitar tu página para decirte que quería incluir un artículo sobre tu trabajo, en mi nuevo blog:

www.recienpintando.blogspot.com

Quería indicar tu blog, a que te dedicas y alguna foto de tu trabajo.

Si estas conforme, no dudes en avisarme.

Muchas gracias.

Mai

Sandra Nascimento disse...

Cecilia: também estava com saudades das tuas visitas! Tens andado desaparecida! Volta sempre que puderes. Obrigada! Beijinhos

Mai: é claro que podes indicar-me no teu blog. Agradeço essa referência. Beijinhos e obrigada pela visita!

Unknown disse...

Gostaria de mandar-te uns livrinhos do Brasil que gosto muito e são diferenciados na ilustração. Poderias dizer se gostarias? não consegui descobrir teu e-mail.

Sandra Nascimento disse...

Céres: o meu email é - tainseirin@yahoo.ie - é claro que adoraria receber livros infantis do Brasil! :)

Clariarte disse...

É triste quando nos sentimos "roubados",e quando as situações terminam em bem podemos sempre vêr pelo lado positivo,se utilizaram é sinal que gostaram do nosso trabalho e isso é muito bom.
Mas ainda mais se são marcas conhecidas deveriam ter pelo menos a dignidade de pedir autorização ou no minimo manter o trabalho tal qual ele é sem qualquer alteração.
Beijocas
Clarisse

Jacobo Muñiz disse...

É verdade, Sandra. O bo de internet é que un pode descubrir trabalhos tam bos coma os teus. Uma aperta.

Paloma Cancino disse...

Pero que lindos!!!
Yo los quiero :)
Abrazos abrazos

Gabriela disse...

Huuummm... Que situação tão chata!
Eu sei como é! Acontece quando há pessoas que não têm imaginação própria e precisam de se encostar aos outros. É realmente muito feio!
Espero que por esta altura já te tenham dito alguma coisa...

Beijinhos