Indignação

Há pouco, ao passear pelos blogs habituais, fui parar por acaso ao blog de uma empresa de representações de roupa e acessórios infantis. Fiquei boquiaberta, sem reacção ao ver uma das minhas ilustrações para um dos postais Mandamor, ser utilizada sem autorização, referência ao autor ou qualquer tipo de contacto por parte dos responsáveis da empresa em causa. Tenho consciência que existe muito abuso e uso indevido de imagens, o que só demonstra falta de respeito pelo meu trabalho e falta de ética profissional. Tal como esta, deverão existir milhares de situações idênticas por esse mundo fora. Ou seja, pessoas a ganharem dinheiro indevido à custa do trabalho dos outros.
Acabei de lhes enviar um mail a pedir para retirarem a imagem do blog, mas bem sei que isso não adiantará muito. Se o fizeram uma vez, voltarão a fazer com minhas ou ilustrações de outras pessoas que trabalham dignamente e respeitam o próximo.
Também sei que a Internet é um óptimo meio para divulgação do nosso trabalho mas está repleta de perigos. E este é um deles.
Criei este blog para partilhar convosco os meus sonhos, as minhas ilustrações, as minhas fotos. Não criei um banco de imagens gratuito ao qual as pessoas acedem, fazem download de imagens e usam-nas sem qualquer tipo de aviso.
Este blog representa algo muito positivo, algo que vou construindo dia a dia. É por isso que me senti no direito de partilhar com todos esta minha indignação. Espero sinceramente que todos percebamos, de uma vez por todas, que não é desta forma que o mundo anda para a frente. Devemos aprender a respeitar o próximo, assim como o seu trabalho.
Beijinhos

11 comentários:

Unknown disse...

concordo inteiramente com a tua indignação embora saiba, como disseste, que este fato repete-se centenas de vezes diariamente. esta é a face ruim da internet, mas a boa é que podemos conhecer trabalhos maravilhosos como o teu que em outra época não teríamos acesso. a denúncia é uma das armas que podemos usar, fazermos uma rede de solidariedade e sempre que nos depararmos com o trabalho de pessoas que conhecemos denunciar o fato!

Yolanda disse...

No se portugués, pero entiendo a groso modo lo que cuentas (que te cogieron sin permiso una imagen y ni siquiera ponen que es tuya ¿es así?) estoy deacuerdo contigo y la poca falta de respeto de algunas personas para con el trabajo de otros.
Espero que esto no te desanime y podamos seguir disfrutando de tus bonitas ilustraciones.Esa empresa que citas se merece una buena colleja.

Flávia Leitão disse...

Subscrevo a indignação!
Já passei pela situação algumas vezes, mas a verdade é que se não tivermos o nosso nome registado e mais uma série de burocracias (muito dificeis de concretizar, já tentei registar uns bonecos meus) não temos defesas, e mesmo protegidos por lei, tem de se levantar uma queixa crime e seguir para os tribunais, está-se mesmo a ver: despesas, processos arratados no tempo!
Se calhar o mais mediatico é a DENÚNCIA, na net, já que foi daqui que te "roubaram".
Diz qual a empresa, e faz-se um boicote!!!!

Yoyi Suazo disse...

Querida Sandra
Siento mucho lo que paso y tengo mucha rabia de que exista gente que se aproveche del talento y la buena voluntad de otras personas. Yo creo que esto pasa muchisimo y que seguira ocurriendo porque no podemos ver lo que se publica en todas partes del mundo. Ahora creo que entre nosotros y en nuestros blog debemos fomentar el respeto y la buena onda de pedir antes de usar ¿que te parece?.
Pucha amiga no estés tan furiosa que como eres tan buena ilustradora todo el mundo quiere tener tus obras de una o de otra manera.
Muchos besitos y cariños , cuidate un montón.

ana lebre disse...

Também subscrevo a tua indignação. Este fim de semana estive na Festa Ibérica da Olaria e Barro em Reguengos de Monsaraz.Qual o meu espanto quando vi escrito em azulejos as minha palavras da receita da Açorda que estampo nos aventais.As receitas estão em todos os livros, mas as minhas receitas são como o povo de Castro Verde as faz. A dita cuja há 2 anos, numa feira, comprou-me um avental de Açorda...

Beijinhos

m.j. leal disse...

es una lástima que ocurran estas cosas y tienes todo el derecho de sentirte así. Al igual que tu pienso que es una falta de respeto y profesionalidad muy grande,no se si hay alguna regulación de los derechos de autor en internet pero esperemos que poco a poco se vaya mejorando la protección de estos derechos porque supongo que este es un mal muy común. Ante esto no, callarnos y hacerlo público.Ánimo ^_^

varna disse...

se precisares de ajuda para processar os moços, falo com uma advogada simpática que conheço... e que adora este tipo de casos!

beijinhos*

Bichodeconta disse...

Lindo este texto, parabéns ao, á autora.. Boa semana.. Um abraço.. Ell

Vinilos Ink disse...

estoy de acuerdo en todo lo que escribes en este post y tienes mucha razón en indignarte, es una falta de respeto y es una pena que no existan leyes de proteccion en internet, al menos en argentina no hay todavia una ley que nos resguarde.
un beso grandisimo!

Precilia disse...

ha muito tempo que nao tinha uma visita tua, mas ja percebo porqué...
Espero que estas situacoes nao tornam a acontecer algum dia.
Forca
Precilia

Anónimo disse...

Este tipo de conduta é crime no âmbito do Cod. dos Direitos de Autor. Se te sentires prejudicada e a conduta for grave podes fazer queixa no Ministério Público no Tribunal da tua cidade. Não pagas nada e n gastas € com Advogados. Este tipo de pessoas merece ser incomodada e responsabilizada pelo k faz.