Direitos de Autor

É com grande tristeza que volto a abordar os Direitos de Autor e o uso indevido das minhas ilustrações. E faço-o não para denunciar casos específicos mas por pensar que continua a existir grande falta de informação nesta área.
Desde que publiquei esta situação desagradável que se mantém, tenho recebido mensagens de várias pessoas que conhecem o meu trabalho.

Esta semana fiquei a saber que uma dada loja tinha na montra duas das minhas ilustrações em formato A2. A primeira reacção foi a revolta mas nestes casos é precisa alguma sensatez. Mais calma, decidi falar com os responsáveis da loja e fiquei a saber que tinham comprado os postais, digitalizado as imagens que depois foram impressas com pouca qualidade de impressão. Ou seja, nem dignificava o meu trabalho. A conversa foi muito cordial de ambas as partes. Assumiram o erro e retiraram imediatamente os cartazes da dita montra.

Tenho-me dado conta, com este e outros casos, que a maior parte das pessoas até o faz ingenuamente ou por mera falta de conhecimento e informação.
Este post vai nesse sentido. Gostaria de apelar a todas as pessoas que prezam os direitos de autor e respeitam o trabalho criativo, o seguinte: passem a mensagem às pessoas com quem convivem, em casa ou no trabalho... Se tiverem conhecimento de casos semelhantes, chamem essas pessoas à atenção ou informem os autores.
Antes de utilizar uma ilustração seja para que fim, entrem em contacto com o criador e perguntem se o podem fazer e em que condições.
Tendo em conta que uma boa parte das pessoas que seguem este cantinho são professoras, porque não alguns minutos para falar deste assunto numa aula de Desenho ou Artes Visuais?
É urgente uma certa pedagogia, é importante informar. Se começarmos com os mais pequenos, talvez comece a notar-se alguma mudança.

Gostaria muito que o meu trabalho e o de todos os autores fosse respeitado.
Quero acreditar que não estou a pedir algo impossível ou utópico.

Um grande OBRIGADO a todas as pessoas que me vão alertando, que acompanham e valorizam o meu trabalho.

Beijinhos*

7 comentários:

Flávia Leitão disse...

Acabei de ler o blogue da MissPink (http://misspink-misspink.blogspot.com/2011/02/plagio-los-ilustradores-tambien-comemos.html) sobre o mesmo assunto!!!
É lamentável explorado de todas as maneiras!
Mas o mais grave é mesmo a falta de cultura na população geral!
E isso reflectes-se depois nas empresas, no comércio e noutros meios!
Há que continuar a falar e esclarecer!

Velud'arte disse...

Tens toda a razão.
Sabes, há muita falta de criatividade, mas muita vontade de fazer algo diferente...
O problema é que cada um tem de se limitar às suas capacidades, e se não consegue criar pela sua imaginação, o melhor é estar quieto!
Na verdade eu por vezes também me inspiro aqui e ali para as minhas pinturas (meu hobbie), mas tenho o cuidado de alterar a ideia com toques meus. Mesmo assim, sinto-me mal por isso, no entanto, não o faço com intuito comercial!

A tua criatividade é sem dúvida fascinante, não tem limites... Ninguém de qualquer faixa etária fica indiferente às tuas ilustrações! Que as ve, nunca mais as esquece, e todos elas têm algo em comum: percebe-se bem que são obra da Sandra nascimento!
Muitos parabéns!
Quem tem talento e sucesso, tem sempre estas chatices... na minha atividade profissional, já passei por experiências bem desagradáveis, onde eu dou o máximo, e depois alguém usa o meu trabalho! Até já vi fotos do meu trabalho em flyers de concorrentes... estavamos nós a expor no mesmo certame! É de nos tirar do sério!
Vou fazer o máximo para divulgar esta tua mensagem!

Ana Antunes disse...

Ola Bom Dia
Pois é triste quando vemos as nossas coisas em blogs ou outros locais sem que para tal tenhamos dado a nossa autorização.
Mas deixo aqui uma dica, pode começar a proteger as suas coisinhas, lindas, aqui mesmo no blog, sei que ha forma de bloquear as imagens, só ainda não o sei fazer, mas sigo alguns blogs que já optaram por faze-lo, ou seja se clicarmos no botão direito do rato da-nos a hipostese de gravar a imagem, se proteger-mos as imagens, ao clicar no botao direito do rato essa opção fica desactiva.
Fica a dica...
Continuação de bons trabalhinhos.
Beijinhos

M. Céu Fernandes disse...

Olá.
Tem toda a razão!
Por outro lado o seu trabalho é inimitável porque se reconhece em qualquer parte!
Espero que todos fiquem sensibilizados para esta causa!
Beijinhos e muita paciência!
M. Céu

Mário Pereira disse...

Este problema é bastante mais comum do que se possa imaginar. A tecnologia veio ajudar a vida quotidiana, mas, nesta matéria, acaba por prejudicar os autores.
Não é apenas nesta área, é em muitas outras e se muitas vezes o caso é mero desconhecimento, muitas é com intuito lucrativo e isso é que é grave.
Desactivar a opção de gravar a imagem com o botão direito do rato é uma protecção aparente, pois há várias formas de contornar o problema, com menos trabalho do que dá a proteger. Até um simples print screen ultrapassa a situação.
Quanto aos postais digitalizados, não há nada a fazer - aliás, em geral, há que contar exactamente com o bom senso e tentar convencer quem usou indevidamente o trabalho a deixar de o fazer.
Se o caso for grave mesmo, é fácil: pode apresentar-se queixa na policia ou junto do Ministério Público do tribunal da comarca da residência, que a violação dos direitos de autor é crime.
Muitos e belos trabalhos! :)

Mário Pereira

Sandra Nascimento disse...

É verdade, estas ilegalidades são cometidas a muitos níveis e em variadas áreas criativas.

Penso que o mais importante é informar e formar novas mentalidades.

Anónimo disse...

Olá Sandra.
Vim aqui parar através do Vidas Crafty mas o seu trabalho não me era desconhecido. Dá-me uma tristeza pensar que se possa dever a um plágio...
Como compradora posso-lhe dizer q tb é bastante frustrante comprar cópias por originais ou ver um original desvalorizado por uma cópia! Vivam os direitos de autor!
Vou passar palavra e ajudar a informar.
Força!
Sandra L.C.