Beleza alucinante...

Hoje estamos em Akureyri, a segunda maior cidade da Islândia, situada no norte da ilha.. Infelizmente não me é permitido colocar fotos.

Chegamos aqui ontem (14 agosto) directos de uma terra num fiorde (desculpem mas não consigo decorar todos estes nomes estranhos) onde não se passava mesmo nada :) Decidimos fazer uma pequena caminhada e acabamos numa praia deserta.. ficamos à espera de um barco viking mas fomos surpreendidos por uma foca e pela "escolinha" dos patos... sim, os patinhos pequeninos estavam a ter aulas de voo! Lindo!

Durante a viagem de ontem, e apesar do tempo chuvoso, ventoso e mais alguma coisa acabada em "oso", fizemos algumas paragens obrigatórias. A primeira foi na poderosa Detifoss, a cascata que debita mais litros de agua em toda a europa - impressionante!
Mais à frente encontramos uma área vulcânica ainda em actividade chamada Krafla. É um lugar onde podemos visionar restos de lava a perder de vista, algumas crateras de vulcões e fumarolas que nunca mais acabam... cheirinho a enxofre no ar!
A muito custo voltamos a sair do carro para ver a Godafoss (cascata dos deuses).. se há terra onde nao faltam quedas de agua (foss´s) é mesmo a Islândia...
A chuva não parava e não conseguimos ver, com a atenção devida, o lago Myvatn, no qual se encontram formações rochosas e uma espécie de pequenos vulcões.. bem, um lago cheio de ilhinhas :) Faltou o céu azulinho para podermos gozar ao máximo este dia.

Pelos vistos, o verão está a terminar por estas paragens e o frio já se faz sentir (temperaturas a rondarem os 10 graus.. ontem atingimos os 6!) fresquinho! Vai ser engraçado chegarmos a portugal todos cheios de casacos e gorros!

Outro lugar lindissimo foi o lago de gelo cheio de icebergs (13 agosto). Navegamos lá pelo meio e é algo do outro mundo. Os icebergs mais "velhos" já estavam com aqueles tons de azul mágico :)

A sensação geral é de que a ilha está viva e plena de energia. É estranho pensarmos que tudo pode mudar de um momento para o outro. Mas essa é a emoção mais bela e que sé quem está aqui pode sentir.

Espero sinceramente que todos vocês possam estar aqui um dia...

Beijinhos islandeses e fresquinhos!

Sem comentários: